sábado, novembro 27, 2010

ALGODÃO É MATERIAL DE LUXO SIM!




ALGODÃO É MATERIAL DE LUXO SIM!
publicado por: Fernanda
Diz nessa matéria do New York Times que agora é a hora da gente prestar atenção em materiais naturais e adquirir peças feitas em algodão – tipo investimento mesmo. A indústria da moda tá lidando com um super aumento do valor desse material há dois anos, mas diz que é no ano que vem que o bicho vai pegar pra valer: roupa 100% algodão vai ser luxo de verdade! E mais: a matéria diz que, de agora em diante, a gente vai ver mais e mais fibras sintéticas (acrílico, poliéster e afins) misturadas na composição dos tecidos.



O que acontece é um desequilíbrio na equação ‘oferta x demanda’. Durante a crise do mundo as compras diminuíram, e depois, quando as pessoas voltaram a comprar, a China e a Índia (super produtores de algodão no mundo) sofreram com inundações que restringiram super a produção. A demanda cresceu exatamente quando não dava pra produzir tanto, o que gera especulação, que por sua vez gera alta nos preços. Enquanto tudo isso acontece, quem compra roupa tá mais e mais educado, fazendo escolhas refinadas, procurando especificamente por materiais naturais… e o mercado não dá conta de suprir a demanda do jeitinho como deveria ser há pelo menos dois anos – veja só!

Diz que em dezembro do ano passado o algodão bateu recorde de preço alto, reflexo de medo de situações climáticas adversas que poderiam afetar a produção da China (alô temperaturas doidas do mundo). E aí que, se o algodão tá super caro, quem confecciona as peças procura baratear o produto final usando aviamentos e acabamentos de custo inferior – que pra não terem qualidade também inferior tem sido pesquisados/desenvolvidos por equipes inteiras somente dedicadas a isso (diz que).

A gente tem é que pensar se tá todo mundo preparado pra pagar caro por roupas de algodão. E olha, se a gente se acostuma agora a comprar materiais sintéticos e faz o mercado trabalhar assim, o algodão sobe mais ainda de preço no futuro e vai desaparecendo aos pouquinhos. Pensa bem da próxima vez que encontrar um vestido incrível feito 100% de algodão, que luxo de verdade é ter material natural e toque bom em contato com a nossa pele o dia todo, né?!??


Tags: fibras naturais, fibras sintéticas, luxo

Por Fernanda/Oficina de Estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário