domingo, agosto 15, 2010

Quando a grana curta é um bom negócio



Na última edição da Results,foi discutida a captação de capital de risco com investidores e empreendedores a partir de um vídeo de David Heinemeier, no qual ele afirma que VC pode ser uma bomba relógio.

Agora foi a vez do Guy Kawasaki comentar suas impressões sobre quando alguns empreendedores levantam uma quantia substancial para lançar um negócio.

Pasmem, mas segundo ele, muito dinheiro pode ser prejudicial à sua empresa.
Se você acha difícil de acreditar, dá uma olhada nos motivos elencados por ele:

Aumento de despesas: dispor de mais dinheiro faz com que as empresas pensem em mais formas de gastá-lo, criando mais projeções e focando menos no objetivo principal.

Falsa sensação de segurança: a maioria dos empreendedores resolvem dividir o capital a partir de suas despesas mensais. Mas há alguns problemas nisso: os gastos sempre se alteram.

Contratação de funcionários experientes: quando as empresas não têm capital, costumam contratar pessoas jovens, sem experiência, mas bem dispostas. Ou seja, muito capital pode resultar em salários superfaturados.

Mais gastos: uma quantia substancial pode fazer com que a empresa deixe de procurar por maneiras mais econômicas de realizar seus serviços.

Empreendedorismo em série: o capital pode levar os empreendedores a ter uma visão serial de seu negócio. Mas a realidade é que empreendedorismo em série é um processo paralelo e deve-se ter o cuidado para não estar condenado pela rapidez que o mercado se move.

Por Alexandre Finelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário