segunda-feira, abril 12, 2010

A arte da maquiagem ao alcance das mãos


Personal make up ensina às mulheres técnicas da automaquiagem.

Tanto na profissão quanto na vida, obter sucesso não é só uma questão de dar duro, ter talento, ou estar no lugar certo na hora certa.
Num mercado competitivo, todos esses fatores contam, mas você pode estar um passo a frente se sua imagem pessoal estiver de acordo com aquilo que você está disposta a mostrar.

Já na vida pessoal, ter uma imagem que você considere positiva traz mais segurança, aumentando a auto-estima e facilitando a relação com si própria e com as outras pessoas.

Quando a imagem que você passa é coerente com sua personalidade, com aquilo que você pensa e deseja para sua vida, o tão sonhado "lugar ao sol" fica muito mais fácil de ser alcançado. Porque é, também, através dessa imagem que conseguimos mostrar ao mundo que somos uma pessoa competente, poderosa e de bem com a vida, que todas as empresas querem contratar ou que todas as pessoas gostam de se relacionar.

Não se trata apenas do jeito de se vestir, mas quando investimos tempo em nós mesmos, cuidamos de cada detalhe da produção e nos preocupamos com um bom corte de cabelo ou com uma pele saudável, estamos dizendo que nos respeitamos.
Essa sensação fica clara para as pessoas ao redor que também se sentirão respeitadas e terão certeza que estão diante de alguém que sabe o que quer e é bem resolvido.



Não importa se as mudanças são profundas ou apenas pequenos detalhes, o que faz uma consultoria em imagem valer a pena é quando essas mudanças são verdadeiras e vem de dentro para fora, potencializando em cada um aquilo que tem de melhor.




Automaquiagem: você linda em segundos



Você já sabe quais são as dicas de cores da estação, está antenada nos melhores lançamentos de produtos e adoraria conseguir esconder imperfeições e valorizar os pontos fortes do seu rosto. O problema é que sempre erra a mão e o visual nunca fica parecido com o dos maquiadores? Desvende os segredos da automaquiagem para acertar sempre.

Um dos pontos fundamentais é saber manusear o "equipamento". Pincéis, lápis e esponjas não são um mistério se você aprender a usá-los sem medo e descobrir a função de cada um deles. "Uma das maiores dificuldades é descobrir o tipo de produto ideal. Quem tem pele oleosa deve escolher produtos mais secos e vice-versa. Escolha sempre a base de acordo com a sua cor, nem mais clara ou escura para não ficar com aparência de fantasma. Blush e batom permitem maior liberdade", garante o maquiador Roosevelt, do C.Kamura, em São Paulo.

Outro segredo que deve ser seguido à risca é manter a pele sempre limpa para iniciar qualquer tipo de maquiagem e, claro, reaplicar depois de algumas horas. O batom deve estar sempre à mão para retoques.

Quem tem imperfeições deve aderir ao corretivo para garantir uniformidade ao look. As olheiras podem ser disfarçadas com corretivo vermelho seguido pelo produto no tom da pele.

Olhos pequenos ficam maiores com a ajuda de lápis branco na parte inferior, delineador e bastante rímel. Lábios podem ser aumentados ou diminuidos com a ajuda do lápis de boca e gloss.

Para provar que qualquer mortal pode repetir o sucesso da maquiagem feita nos salões de beleza, a modelo da agência Wired, Tayná Müller, topou ser maquiada por Roosevelt Vanini, do C.Kamura, em São Paulo, apenas em um dos lados do rosto para repetir o processo igualzinho do outro lado.



Por trás da maquiagem

"Ah, não. Você está muito pálida, minha filha. Passa aqui, ó, um pouquinho de blush. Isso, blush dá saúde". Comigo é assim, toda vez que vou à casa da minha avó sem nenhuma maquiagem. E o costume não é nenhuma novidade da época dela não. Desde os tempos da Cleópatra, lá no antigo Egito, mulheres e homens têm se rendido às cores, texturas e truques que uma boa maquiagem pode oferecer. Seja para ressaltar os olhos ou a boca, para esconder uma imperfeição da pele ou mesmo para ajudar a compor um visual, a maquiagem é quase um item indispensável na bolsa da mulher contemporânea.

De dia, de noite, no trabalho ou na balada: são raras as mulheres que chegam com a cara lavada, sem nenhum batonzinho, blushezinho saúde, rímel ou uma basezinha para cobrir as olheiras e as temidas espinhas, que saltam à pele ao menor sinal de chocolates ou mudanças hormonais. Além das grandes marcas internacionais, que muitas vezes te vendem uma sombra ao preço de uma córnea, e das nossas já conhecidas marcas nacionais, tem sempre uma amiga que aparece com uma revista da Avon ou da Natura com as últimas novidades em cores e brilhos. É quase impossível ficar sem.

Envolvido no universo feminino há 14 anos, o maquiador Odyr Barreira domina definitivamente a maquiagem. Ele já assinou a beleza de importantes campanhas, capas de revistas, catálogos e editoriais de moda. E é ele também quem assina a nova linha de maquiagem da Lacqua di Fiori, a Colori di Fiori. Em seu ateliê, entre uma pincelada e outra, um cílio postiço colado habilmente e uma ajeitada no cabelo da modelo que vai desfilar daqui a pouco para uma elegante marca de roupas de Belo Horizonte, Odyr conta como é o processo de criação de uma linha inteira de maquiagem: "A gente tem que pensar em tudo: no clima, na fixação, nos tons de pele da mulher brasileira e nas cores e texturas dos produtos. O resultado da nossa pesquisa é uma linha versátil, democrática e fácil de usar."

A cartela de cores foi pensada para que mães e filhas compartilhem essa mesma linha. "Isso porque as texturas são finíssimas, micronizadas e à base de silicones voláteis, o que permite o seu uso em peles de todas as idades, com acabamento nunca visto", diz o maquiador.

Seus itens favoritos da nova linha são a máscara de volume (que realmente funciona como uma máscara de volume) e a sombra preta (primeira sombra verdadeiramente preta do mercado nacional, feita com um pigmento que se chama Carbon Black e é a última novidade em pigmentos do mercado internacional). Palavras do especialista.

Disputado a tapas pelas noivas de bom gosto, Odyr atende em seu atelier com hora marcada e tratamento exclusivo. Parafraseando Mary Figueiredo, conhecida designer de acessórios de BH e cliente assídua do atelier, "Odyr é o mago da maquiagem". E do caldeirão dele sai de tudo: além do make up, penteados, cortes, tinturas (com destaque especial para os loiros chiquérrimos), enfim: a verdadeira transformação da gata borralheira em cinderela.

E quem não quer viver um dia de princesa? Fica aqui a dica para quem quer provar essa transformação, para quem decidir entrar nesse mundo colorido da maquiagem, para quem quer presentear uma mulher de sorte. Por que por trás da maquiagem, além da beleza natural de cada uma, figura sempre uma mulher forte, que se importa consigo mesma e que não tem medo de ser feliz.

O que é beleza para você?
O que é a beleza pra você? Muitas mulheres preocupam-se profundamente com a beleza que veem nas revistas e nos programas de TV, e comparando-a consigo mesmas, mas nunca se deram a oportunidade de perguntar o que ela significa.

As brasileiras são tão fanáticas com a aparência que, segundo pesquisa do Datafolha encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um total de 629 mil procedimentos de médio e grande porte feitos em 2008, sendo 151 mil de mama e outros 91 mil de lipoaspiração. O Brasil é um dos recordistas mundiais em cirurgias plásticas junto aos Estados Unidos.

E por que isso acontece? Por que jovens adolescentes estão ganhando como presente de aniversário, operações plásticas no nariz, rosto e boca? E as mulheres com mais de 40 que sentem vergonha de suas rugas e as jovens que odeiam seios pequenos e fazem questão de inserir silicone nas mamas? Será que o valor dado à aparência suplanta a lógica do perigo de uma possível morte com a anestesia, como já houve casos?

E se a razão de tudo isso fosse o medo? Medo de não ser bonita o suficiente para ser paquerada na escola, de perder o marido para uma mulher mais jovem, de não ser sexy o suficiente para chamar a atenção... A lista pode ser longa, não é mesmo?

Nosso físico é, sem dúvida, importante. Mas não devemos esquecer que várias mulheres perfeitas e lindas morreram em cirurgias assim como overdose de drogas. Algo inexplicável para nós, mas parece que para elas correr esse risco é melhor...

Por que será que mulheres tão belas não se sentem bem mesmo com sua aparência tida como fenomenal? Ser bonita por fora não basta? E o que pensar das que fazem cirurgia plástica e continuam se sentindo um trapo?

Pois saiba que há um segredo a ser descoberto neste processo contraditório em relação à beleza, que está na autoconfiança e no processo interno de cada um. A chave da beleza verdadeira e ideal é a combinação entre o interno e externo. Esta afirmação faz sentido para você?

Em minhas pesquisas, descobri que existem três segredos da beleza ideal. São eles:

1: Ser autoconfiante e amar a si mesma acima de tudo. Não estou me referindo ao egoísmo e sim à individualidade.

2: Buscar informações que ajudem - e depois colocá-las em prática - sobre o que há de melhor para a saúde física, mental, emocional e espiritual.

3: Sentir diariamente um carnaval interior, demonstrando alegria, espontaneidade e felicidade, dando pelo menos uma boa gargalhada por dia, daquelas que até dão câimbra na boca do estômago.

Sem estes ingredientes, uma mulher sentir-se-á sem brilho, sem paixão e sem graça em momentos especiais... Será vítima de seus sentimentos mais profundos, os da menina que não aprendeu a amar a si mesma e que não se vê como uma fonte de poder.


* Lygya Maya é coach, escritora e palestrante. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos, onde atuou na Companhia do mestre em motivação Anthony Robbins. É autora do e-book Ame as Emoções que Você Odeia (2008), disponível em www.lygyamaya.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário