quinta-feira, abril 15, 2010

20 dicas para vender para a classe média


Veja como conquistar essa fatia do mercado que representa mais da metade da população brasileira.

A classe média, hoje, representa mais da metade da população brasileira, segundo a Fundação Getulio Vargas.

Veja como conquistar essa larga fatia do mercado: Comunicação e marketing

1. Na hora de optar por uma campanha que reforce o desejo de ascensão e inserção social do consumidor da nova classe média, escolha elementos próximos da sua realidade

2. Capriche no material promocional que possa ser compartilhado com parentes e vizinhos

3. Identifique bem as promoções, comunique o valor do desconto,esclareça as
condições de pagamento e sinalize tudo na loja de formavisível

4. Saiba que os integrantes da classe C têm horror aos termos popular e pobre . Uma
boa opção é substituí-los por econômico

5. Abandone todos os termos estrangeiros na hora de criar qualquer tipo de
comunicação escrita

6. A propaganda boca-a-boca tem um papel importante na fidelização de marcas e na
decisão de compra. Por isso, o produto e o atendimento não podem deixar a desejar
pagamento

7. Os preços devem estar alinhados com a filosofia da empresa e a camada da classe
média com quem se deseja falar

8. Se os consumidores dependem do crédito para comprar, ofereça a ferramenta, porém
cercando-se de alguns cuidados para diminuir os riscos de inadimplência

9. Explique ao cliente o valor da taxa de juros e quanto custará efetivamente a
compra Vendas

10. O olho no olho e a explicação paciente fazem a diferença na horada venda, porque
esse consumidor é ainda muito inseguro

11. Saiba que esse é um público desconfiado e ainda tem medo de ser enganado. Por
isso, treine a equipe de venda para oferecer referências concretas sobre os
produtos

12. O vendedor não pode adotar uma postura arrogante. O atendimento precisa ser
cordial, não preconceituoso e de fácil entendimento Qualidade

13. Saiba que a classe C também gosta de “ver com os dedos” antes de comprar

14. A classe média prefere produtos que ofereçam garantia e contratos de serviços
nos quais realmente possa confiar

15. Invista no mix de produtos. Uma boa solução é combinar produtos de marcas
líderes com os de marca própria e outros menos conhecidos

16. Quem deseja vender para esse público deve chegar aos chamados mercados de
vizinhança Ambiente

17. Aconchegante é a palavra certa para o seu ponto-de-venda

18. A loja pode ter forte iluminação e generosa exposição de produtos.Mas tudo, é
claro, muito organizado, sem ar de lojão Presença no mundo virtua

l19. Use o e-mail marketing como uma ferramenta de personalização da compra virtual,
além de manter um canal de comunicação on-line ou vi atelefone para sanar as dúvidas

20. Crie sites menos complexos e fáceis de navegar

http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/o-setor/cenario-e-
]tendencia/integra_bia?ident_unico=10747 --

Por Katia Simões

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