terça-feira, outubro 04, 2011

Tecnologia Inversa ( TI ) Por Lucieni Queiróz Rego


Participei de uma aula de Gestão da Inovação, onde o nobre e conceituado Profº Dr. Sérgio Fialho (Doutor em Administração) abordou e conduziu o tema “Tecnologia”.

São muitas as inovações no Brasil, principalmente as tecnológicas. Porém, olhando para dentro do nosso mercado de moda, por exemplo, no mundo conectado de hoje, quem acha que existe algum lojista que faça o seu controle completo de loja sem um programa de computador? Será que há?

Sim...Inúmeros!

São diversos programas (para as microempresas) entre custo zero e de até quatro dígitos, mas são também diversos os empresários que ainda possuem o velho caderninho para controlar as suas vendas, entradas e saídas do estoque, caixa ou frente de loja “na caneta”! Às vezes nem têm sequer um PC, ou têm apenas para internet, músicas, DVD.
Duvida?? Isto está mais perto do que você possa imaginar!

Longe de ser uma crítica, isso é apenas uma observação bem-humorada de uma situação surpreendente e real em 2011!

As notas fiscais manuais estão praticamente extintas e as Secretarias da Fazenda exigem a implantação da nota fiscal eletrônica. Por este aspecto, a tendência é equipar a loja ou fábrica com um sistema que, no mínimo, as forneça.

Mas não muito distante, achamos por aí alguém sem o computador.
Querem nomes???

Por Lucieni Queiróz Rego
Administradora de empresas, lojista, membro-fundador da Alponto-Associação de Lojistas e mestranda em Administração.

2 comentários: