sexta-feira, setembro 09, 2011
Preço nao é diferencial de mercado...
Como assessora em negócios de moda,tenho oportunidade de auxiliar os clientes em várias áreas,inclusive nos detalhes que fazem a diferenca no mercado.
Eu sempre digo aos clientes que o seu negócio nao é o único,e para que else façam sucesso (porque ninguém investe para perder dinheiro e todas as pessoas que abrem um negócio querem ter lucros),é necessário observar esses" tais detalhes" para que a empresa nao seja mais uma na multidao.
Isso é fato...tenho duas clientes numa mesma cidade. Os nomes usados sao fictícios...
A Beatriz tem uma loja grande com um nome bacana que teria tudo para dar certo,se nao fosse o foco errado:precos baixos...Consequentemente vendas baixas,baixo investimento no visual,baixo investimento na exposicao do produto.
Betina,a minha outra cliente, é focada em produtos bacanas,de qualidade,seguindo as tendencias.Essa vende a imagem positiva...loja pequena,limpíssima,com ar condicionado,uns mimos de guloseimas,suco gelado,atendimento personalizado,fachada impecável,capricho nos cabides,roupas muitíssimo bem passadas a vapor,separadas por cor,arranjo natural no balcao,vendedoras uniformizadas,sapatos limpos,unhas bem feitas,cabelos arrumados,lançamentos mensais,identidade visual bem elaborada como logomarca estampada nas embalagens,cartoes,placa,aromatizante de ambiente,música agradável em som audível e etc,etc,etc.
A Beatriz telefona prá mim e diz assim...
-Sibelle,essa cidade está um paradeiro só.Voce nao ve ninguém nas ruas,comprando.A crise realmente abalou.
Eu até a perguntei quanto ela investiu na bolsa de New York,uma vez que no ano retrasado a crise já havia chegado prá ela.
A Betina liga e diz assim...
-Sibelle,hoje nao tivemos tempo de almoçar,saímos da loja as 20:00 hs da noite,nao paramos sequer um instante.
Entao,reflitamos a respeito..
Acreditar ser o melhor de sua região apenas porque é o mais barato, além de não conquistar nenhum tipo de fidelidade por parte de seus clientes (pois a qualquer momento pode surgir um novo concorrente com preços menores do que o seu), suas margens de lucro estarão sempre comprometidas.
Oferecer bons preços, condizentes com sua qualidade de produtos e serviços é sempre o melhor caminho.
Utilizar as promoções para alavancar as vendas e conquistar os consumidores é uma excelente arma na briga pelo mercado.
Uma loja sem promoção, apenas com preços, é uma loja morta. As promoções (entenda ...promocoes como ferramentas de vendas...promover o produto) dão o tom do dinamismo que o varejo precisa.
Utilize todo o arsenal de equipamentos de merchandising como banners, splashes,out-doors,folders condizentes com o perfil do negócio para criar "promoções" que impactam e cativam seu cliente.
Uma boa idéia é buscar criar uma “sensação de oportunidade única” na mente de seu cliente: “Somente neste final de semana” / “Até o final do estoque” / “É só até sábado”,"só paras as clientes "vips",somente na "semana de lançamento",etc.
E aí com certeza,voce nao terá tempo nem para almoçar também!
$UCE$$O$ $EMPRE!
Por Sibelle Menezes
Assessora em Negócios de Moda
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