quarta-feira, setembro 29, 2010
O seu negócio é único?
Você consegue responder positivamente à pergunta do título deste artigo?
Se você consegue, tem certeza que não está listando somente os pontos fortes de seu negócio?
Vamos supor que seu negócio é um restaurante a quilo.
Se você listou características como variedade dos pratos, higiene e agilidade no pagamento, está listando apenas pontos fortes, que não necessariamente tornam seu negócio único.
Então o que é ser único? O negócio único é aquele que tem uma característica positiva tão marcante que leva os clientes a não o trocarem pela concorrência.
Além disso, esta característica única não deve ser fácil de copiar.
Em muitos casos, um ponto forte de um negócio pode torná-lo único, mas somente quando o efeito positivo sobre os clientes é realmente muito forte.
A conceito de único também pode ser em um contexto local ou regional (ou seja, um negócio pode ser único em sua cidade, mesmo que em outras regiões existam outros similares).
Vamos a 2 exemplos bastante diferentes:
O Google é um negócio único. Seu principal produto é o mecanismo de busca, e seu algoritmo é tão eficiente que nenhuma outra empresa (como Yahoo e Microsoft) conseguem entregar resultados de busca tão bons. Com isto, o Google domina este mercado bilionário e continua ganhando participação.
Eu frequento um restaurante japonês em minha cidade que oferece uma ótima qualidade e variedade, a um preço razoável (e comida à vontade). O ambiente é simples, mas agradável. Isto normalmente seriam somente pontos fortes, mas eles se destacam tanto em relação aos outros japoneses da cidade que está sempre com bom público e eu nem sequer cogito ir a outro.
Não pense que é fácil ter um negócio único. Na realidade, a maior parte dos negócios não consegue ter este elemento único em algum momento de sua existência. Isto, no entanto, não é um fato desanimador, pelo seguinte fato:
A busca pela característica única é tão importante quanto ser único.
O que quero dizer com isto? Simples…
Se você define que quer ter um atendimento ao cliente único, tomará ações para treinar os funcionários, otimizar processos de atendimento e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes.
Mesmo que sua empresa não se destaque como o melhor atendimento entre os todos os concorrentes, certamente será um importante destaque, e os resultados de seu negócio serão melhores.
A búsca pelo único não deve vir somente de um sonho do empreendedor. É fundamental ouvir as necessidades dos clientes. Conheço uma clínica médica que tem uma sala de espera ampla e agradável, com revistas atualizadas, televisão, cafézinho, entre outros “mimos”. No entanto, o atraso no atendimento nunca é inferior a 40 minutos… eu preferia mesmo que eles se destacassem pela pontualidade, mesmo que tivesse que sentar em um banquinho de madeira!
Para finalizar, pense também no seguinte: ao tentar definir qual negócio abrir, nem sempre o PRODUTO deve ser único e inovador… muitas vezes o grande diferencial é oferecer algo que já existe, mas de uma FORMA única e inovadora.
Por Luiz de Paiva
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